quarta-feira, 18 de maio de 2011

Kadafi vai aoTPI por crimes contra a humanidade

Tribunal Penal Internacional pede detenção de Kadafi por crimes contra a humanidade
Danielli Roig
 O procurador-geral do Tribunal Penal Internacional, Luis Moreno Ocampo, solicitou a detenção do líder líbio, Muamar Kadafi; de seu filho Saif Al Islam e do cunhado que é diretor de inteligência militar do regime, por acusações de crimes contra a humanidade. De acordo com Moreno Ocampo, essas pessoas são suspeitas de crimes desde 15 de fevereiro, quando se agravaram os confrontos entre as forças leais a Kadafi e manifestantes em várias cidades líbias.
O procurador-geral garantiu que conta com provas que mostram que Kadafi ordenou "pessoalmente" ataques contra civis e que continua determinando as agressões. De acordo com ele, forças do regime líbio atacaram pessoas em suas casas e nas vias públicas, dispararam contra manifestantes, utilizaram armamento pesado contra participantes de funerais e mandaram franco-atiradores matar os sobreviventes. No início do mês, Moreno Ocampo anunciou a abertura de investigação contra Khadafi e mais sete pessoas ligadas a ele – incluindo três de seus filhos. Segundo o procurador, todos são acusados de crimes contra a humanidade. A Líbia é alvo de uma série de sanções econômicas, comerciais e financeiras impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, elogiou a decisão do tribunal e destacou que isto envia ao regime da Líbia a mensagem de que os crimes não permanecerão impunes. Em sua declaração, o ministro britânico disse que a situação dos direitos humanos no oeste da Líbia é de "grave preocupação. Ele destacou que os responsáveis pelos ataques contra civis devem prestar contas. A comunidade internacional deve apoiar plenamente o TPI para investigar com rigor todas as denúncias.
Disponível em: http://www.radiojustica.jus.br/radiojustica/noticia!visualizarNoticia.action?entity.id=179728. Acesso em: 18 mai. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.
Responderei assim que possível.
Grata pela visita!