domingo, 20 de maio de 2012

Direitos dos recém-nascidos

Antes de sair da maternidade, recém-nascidos paranaenses devem passar por pelo menos três testes de detecção precoce de doenças, todos previstos em lei.
teste do pezinho, usual desde os anos 90, inspirou outros exames em recém-nascidos para detectar cada vez mais cedo doenças curáveis antes do crescimento. Incluído no Programa Nacional de Triagem Neonatal somente a partir de 2000, hoje a legislação federal determina que todas as maternidades brasileiras ofertem este teste e o da orelhinha antes de o bebê receber alta. No Paraná, o teste do olhinho também é previsto em lei estadual. Os exames mais recentes do rol são o teste do coraçãozinho e o teste do quadril, ainda não reconhecidos por lei.
Segundo a presidente do Departamento de Neonatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria, Gislayne Souza Nieto, os médicos recomendam que os exames de triagem neonatal sejam realizados, de preferência, antes da alta hospitalar. No entanto, o único teste feito em todas as maternidades da rede pública e que está incluído em protocolos do Ministério da Saúde é o do pezinho. Os demais, conforme a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, são ofertados com o apoio de iniciativas e leis municipais e estaduais.


leia na íntegra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.
Responderei assim que possível.
Grata pela visita!